Antes mesmo de Simon Cowell anunciar oficalmente a contratação de Britney Spears para o painel de juízes do X Factor, as críticas já estavam pesadas: a imprensa, as celebridades e algumas pessoas da indústria fonográfica questionavam sua competência e a sua capacidade de completar uma simples frase em público, prevendo um verdadeiro desastre.
Seu vestido, suas unhas, seus sapatos, suas pernas e sua imagem, absolutamente tudo em Britney foi alvo de uma análise minuciosa — e negativa, em sua maioria —, que funcionou como uma amostra do que poderá acontecer quando o programa retornar à TV em setembro, e Britney aparecerá ao vivo duas noites por semana durante quatro meses.
Mas, ela está pronta para assumir esse cargo?
O New York Daily News publicou fotos da cantora com suas unhas sangrando logo após a coletiva de imprensa ter encerrado. Além disso, o jornal ainda divulgou imagens duvidosas das famosas pernas da cantora, que estariam repletas de celulite (visivelmente manipuladas por alguns sites).
“A coitada parecia desnorteada”, disse Matt Whitfield, editor do Yahoo! TV. “Ela não consegue nem lidar com uma coletiva de imprensa? Como é que ela será capaz de lidar com TV ao vivo e uma audiência enorme?”
O histórico de juízes/celebridades em programas de talento está repleto de erros. Ellen DeGeneres, Nicole Scherzinger, Paula Abdul — embora seus gafes tenham agradado, de certa forma, ao público na TV. Dito isso, por que Spears e Demi, uma estrela pop veterana e uma novata, estariam interessadas em arriscar suas reputações?
“Ter esse espaço onde você pode alcançar milhões de pessoas por semana e ainda promover sua própria música, sua própria turnê, acaba sendo muito atraente”, disse Michael Slezak, editor sênior e especialista residente em reality shows do site TV Line. “Especialmente se você é uma estrela pop, mas não da classe de Barbara Streisand, onde você sabe que as pessoas vão pagar grandes quantias de dinheiro para ouvi-la cantar daqui a 20 ou 30 anos. Você acaba desejando diversificar a sua marca e ter mil e uma habilidades.”
Mary Fischer, do portal CafeMom, disse que a cantora estava “um desastre” no vestido creme que ela usou em sua aparição na segunda-feira (14) diante dos executivos da FOX e seus potenciais anunciantes.
“Ela poderia facilmente ter usado apenas uma camisola ou uma lingerie minúscula. Ela teria conseguido o mesmo efeito (mostrando o fato de que ela está em forma e recuperou suas curvas), mas pelo menos não teria ficado a impressão de estar forçando a barra”, disse Mary.
Ela sugeriu que Spears deveria seguir uma dica da esposa do Príncipe William, Kate Middleton. “Ela é a definição de como ser sexy sem precisar mostrar muito de seu corpo.”
O jornal britânico The Sun disse que “Britney estava melhor do que nos últimos anos”, se referindo as fotos do flagra em New York. Mas no mesmo tablóide, os repórteres disseram que “o vestido creme e o par de sapatos que ela escolheu deixou a celulite ainda mais evidente.”
Apesar das pernas de Britney terem sido motivo de discussão por estarem torneadas, gordas, machucadas, ou com celulite, a cantora também teve seus defensores.
“Eu não me importo com a Britney, mas qual é o problema de vocês com todos esses comentários sobre ela estar gorda? Eu adoraria ver como alguns de vocês são na vida real, ou seus cônjuges”, escreveu um leitor do jornal Huffington Post. “A única coisa que parece meio esquisita é o seu joelho, mas tanto faz. Christina (Aguilera) e Britney não são mais aquelas princesinhas de pouco mais de 17 anos, elas agora são mulheres com 30 anos e que já tiveram filhos, peguem leve.”
“É um ganho a curto prazo para o X Factor. Haverá uma grande divulgação do programa, e quando a temporada realmente estrear, certamente terão grandes índices de audiência”, disse Lyndsey Parker, editora executiva da Yahoo! Music. “Mas eu acho que poderá ser um desastre. Acho que a Britney poderia fazer Nicole Scherzinger parecer alguém brilhante.”
Andy Dehnart, editor do site Reality Blurred disse que, muitos espectadores provavelmente assistirão apenas para vê-la ter um colapso ao vivo. “Não está claro se ela realmente é uma personalidade da TV e uma pessoa que pode dar ao programa o que ele precisa”, disse Andy. “Eu realmente não acho que essa contratação de Britney funcionará, mas eu estou esperançoso de que ela irá nos surpreender. Se 15 milhões dólares for realmente o seu salário, não faz o menor sentido. Pagar isso a alguém que pode não estar apta para o cargo, é realmente um desastre e me parece absurdo.”
“Você dirá a alguém: ‘Você pode ter sucesso, mas seu sonho de continuar no programa acaba aqui’. Isso envolve uma pressão emocional muito grande e e que é difícil de se fazer”, disse Melinda Newman, do site HitFix. “O público ainda não viu Britney num ambiente onde nós saberíamos se ela é capaz de suportar esse nível de pressão e se consegue pensar rapidamente com os pés no chão.”
“Britney tem pessoas realmente inteligentes ao seu redor”, disse Howard Bragman, especialista em gerenciamento de crises e vice-presidente da empresa Reputation. “Eu não acho que o (empresário de Spears) Larry (Rudolf) e sua equipe permitiriam que Britney aceitasse esse trabalho se ela não estivesse pronta.”
Howard revela que Britney poderia assistir as edições anteriores do X Fator para se familiarizar com o programa e aprender com o erro dos outros. A chave, segundo ele, é desenvolver seu próprio estilo de julgar os participantes, pois os espectadores gostam de originalidade. Então, novamente, ela tem diferentes ângulos para trabalhar, como uma artista amada mas ainda controversa, e que também é uma mãe.
“Não subestime uma pessoa que é um pouco instável”, ele disse, mencionando a temporada de sucesso de Paula Abdul no American Idol. “Britney é uma boa menina. Todos querem que ela tenha sucesso.”
Mark Fabiani, estrategista de comunicação que já trabalhou com Lance Armstrong durante sua polêmica com as drogas e o escândalo do presidente Bill Clinton com o empreendimento imobiliário Whitewater, disse que Spears poderá se beneficiar com a baixa expectativa do público.
“As pessoas estão sempre ansiosas para dar uma segunda chance para as outras, isso se elas estiverem se esforçando”, disse Mark, que também observou os anos de experiência de Britney no mercado, milhões de CDs vendidos e sua mobilização de milhões de fãs ao redor do mundo. “Eu não subestimaria uma pessoa como ela. De certa forma, talvez não pareça nem intimidador para ela.”
Além disso, a sensação de imprevisibilidade de Spears, de que tudo pode acontecer, será um atrativo a mais para conquistar espectadores.
“Parte da diversão desses programa é que eles são aparentemente espontâneos”, observou Mark, dizendo que Spears deve praticar várias técnicas de mídia para garantir uma boa estreia no programa — mas tudo não pode parecer ensaiado com antecedência, como um script.
Matt Hiltzik, que guiou o ator Alec Baldwin durante seu período de crise, disse que treinar Spears para o X Factor seria como preparar um atleta para uma vida pós-aposentadoria aos olhos do público. A diferença, segundo ele, é que Spears — como Jennifer Lopez, do American Idol — permanece imersa no mundo das performers, o que lhe dá credibilidade como jurada.
“Ela é perfeitamente capaz de exercer o cargo de jurada”, ele disse. “As pessoas deveriam lhe dar uma chance. Ela é uma figura fascinante e vivida.”
0 comentários:
Postar um comentário