Os Rumores se Iniciam...
Em 30 de dezembro de 2004, Britney foi a uma estação de rádio para fazer a premiere da demo de "Mona Lisa". Através de uma entrevista, ela confirmou que já estava na metade do processo de gravação do seu novo álbum "The Original Doll" e que ele seria lançado muito em breve.
Com o nome anunciado e tudo mais, a expectativa foi criada e tomou de assalto os melhores fóruns sobre música de toda a internet, pra todos, já era uma realidade concretizada e pronta a vir à tona a qualquer momento, mas, pouco tempo depois, um balde de água fria foi jogado em todos que esperavam pelo resultado desse projeto.
Não muito tempo depois da entrevista, a Jive records lançou uma nota confirmando que Britney ainda estava no início de tudo, desconfirmando assim, que o álbum já estava praticamente saindo do forno e desiludindo milhares de fãs pelo mundo que estavam ansiosos e curiosos pela nova fase de Spears que mostrou maturidade no seu até então último álbum "In The Zone"
Esse pronunciamento por parte da Jive Records fez que com que todos indagassem que a gravadora estaria furiosa com Spears por ter ido a uma rádio lançar material pré-produzido de um futuro projeto.
O fato é que o album que teria uma pegada mais voltada pro eletro-pop de "Over To You Now" e letras mais pessoais não agradou nada aos executivos da gravadora por seu caráter até então não comercial “ Pois o eletro-pop nada mais era que “experimental” naquele momento onde o r’n’b e a “Black Music” em geral dominavam o cenário e por tirar o brilho de toda a divulgação planejada para o até então recém-lançado "The Greatest Hits: My Prerogative"
A Entrevista...
Semanas após anunciar que iria dar uma pausa em sua carreira para se focar mais em sua família e vida pessoal, Britney foi à estação Kiss-FM em Los Angeles e mostrou uma versão demo da canção "Mona Lisa" para avaliar a receptividade dos fãs.
"Nós recebemos uma ligação de Britney Spears e ela disse que quer dar uma passada aqui pra tocar sua nova canção" disse Julie Pilat berrando ao vivo no final da tarde de 30 de dezembro de 2004, a notícia se espalhou rapidamente entre todos os fansites do mundo e a comoção criada fez a rádio ter um dos seus maiores índices de audiência de toda a sua história!
"Ela definitivamente tem essa pegada crua, eu a gravei quando estava em turnê antes de machucar o meu joelho há quatro ou cinco meses atrás. Minha banda não usou nenhuma ferramenta de edição ou coisas do tipo. Ela vai ficar melhor, essa é definitivamente uma versão bem, bem prematura" - Disse Britney sobre a canção midtempo dedicada a todos os ícones e lendas que já existiram no showbizz.
Britney afirmou que queria que "Mona Lisa" fosse o primeiro single do album ainda sem título definitivo mas com uma grande tendência a ser chamado "The Original Doll"
"Ele nem está todo pronto e esperamos lançá-lo antes do verão ou um pouco mais tarde" - Concluiu.
A Repercussão...
O assunto "The Original Doll" e a canção "Mona Lisa" tomou de assalto rádios do mundo inteiro no dia 31 de dezembro e todos comentavam com entusiasmo a misteriosa faixa cantada em tom de sarcasmo mostrando os vocais poderosos de Spears.
"Recebi a ligação e pensei, eu já falei com ela antes: É ELA MESMO! e então comecei a lhe fazer questões sobre a Jive para confirmar" - Disse o radialista da KISS-FM comentando o fato no dia seguinte surpreso ao receber a ligação de Spears.
"Eu estou pensando aqui comigo, nenhum outro artista contratado da Jive jamais tomaria essa atitude porque o diretor lhe cortaria ao meio com um machado" - Disse um dos Radialistas ligado à gravadora.
A Ideia Do Título...
Muito se comentou na época que Britney não estava feliz com a idéia dos planos da Jive Records durante as suas férias em direcionar grande publicidade a um grupo de garotas que seriam lançadas através de um Reality Show baseado no até então grupo burlesco "The Pussycat Dolls" que ainda não era um grupo musical.
Dessa forma, Britney queria ironizar as cantoras que surgiram aos montes tentando imitá-la na época e "Mona Lisa" faria alusão a uma das obras que ninguém nunca conseguiu fazer uma cópia idêntica. Fato esse que foi confirmado assim que saiu a segunda versão da música onde Britney afirma ter sido clonada.
E Começa A Pré-produção...
Britney afirmou em uma entrevista para a Entertainment Weekly que as gravações para o seu novo álbum de inéditas se iniciariam no verão americano de 2004 e que já tinha começado a escrever para ele desde 2003, além de revelar que queria algo muito pessoal e os planos para fundar sua própria gravadora.
"Escrevemos canções no ônibus da turnê e nos quartos dos hotéis durante os shows" - Disse Henrik Jonback, que co-escreveu Toxic, em 2004.
"Britney nos ligou no meio da noite e disse: -Ouçam isso, eu que gravei!" - Afirmaram a dupla Bloodshy e Avant a um programa sueco sobre Mona Lisa que foi mais tarde retrabalhada por eles e lançada no EP "Britney and Kevin: Chaotic"
Em uma entrevista no Japão, Britney revelou sua vontade de trabalhar independentemente ao ser questionada sobre a produção do futuro álbum:
"Não pensei muito sobre isso de produtores específicos, mas é que colaborei com tanta gente no In The Zone que no próximo vou querer fazer tudo com um só produtor porque eu sei como é todo o processo e posso fazer tudo sozinha!"
O Veto Da Jive Records...
Reportagem públicada originalmente pela BBC UK
Não é sempre que um artista desperta a fúria de sua gravadora e é ainda mais raro na indústria pop.
Mariah fez isso ao romper seu contrato e Janet quando se expôs na final do Superbowl. E parece que Britney fez o mesmo e sua gravadora não parece que vai deixar isso passar tão facilmente. Ao fazer promoção da canção Mona Lisa, Britney se meteu em encrenca e a gravadora que se enfureceu com a decisão, resolveu atrasar o projeto.
Em entrevistas seguintes, Britney negou que estaria em turnê em 2005 e que já não tinha mais planos para o lançamento de um novo álbum.
O Futuro De Mona Lisa...
Com o album cancelado pela gravadora, Britney teve que aceitar os novos projetos planejados pelos executivos mesmo contra sua vontade e começou a fazer declarações negando o que havia planejado tudo sozinha posteriormente.
Durante uma ligação ao TRL em 2005 ela afirmou, quando questionada, que a música não mais seria usada no novo álbum mas sim em um "show", o que de fato ocorreu com o lançamento do DVD + EP "Britney And Kevin: Chaotic" onde a música finalizada foi incluida como faixa do EP.
E Onde Foi Parar o The Original Doll?...
Em canto nenhum porque ele nunca existiu fisicamente!
"Mona Lisa" foi a única canção produzida para esse projeto que foi finalizada em estúdio.
Apesar das dezenas de track lists fakes que rodam a internet, nenhuma outra música que foi produzida para essa era foi registrada com tal finalidade.
O projeto “The Original” Doll seria algo totalmente independente e que não saiu do papel porque nem se quer teve a aprovação da Jive Records.
Quinto Album De Inéditas...
Com o cancelamento definitivo do projeto "The Original Doll", Spears se voltou novamente para a promoção do "My Prerogative" enquanto escrevia para o seu futuro quinto álbum de inéditas planejado pela Jive Records para ser lançado ainda em 2005.
Foi numa dessas sessões que saiu a faixa "Someday (I Will Understand" que demonstrava a fixação de Britney em ter canções pessoais em seu novo álbum.
Devido a sua gravidez, a gravadora preferiu cancelar a produção do álbum naquele ano e trabalhou junto com a MTV na promoção do "Chaotic" que continha faixas produzidas para o album "In The Zone" alem de uma versãofinalizada de Mona Lisa e a inédita Someday que acabou sendo usada no projeto e um álbum de remixes que foi lançado em novembro do mesmo ano.
Em 2006, Britney voltou a escrever e iniciou do zero novamente pela terceira vez o projeto do seu quinto álbum de inéditas, dessa vez, disposta a passar por cima das decisões e vontades da Jive Records.
Spears passou a falar de temas cada vez mais instrospectivos e de forma mais explicita em canções produzidas na época "Rebellion, Just Yesterday, All That She Wants" em que falava da sua vida pessoal diretamente ao seus fãs e sua indignação com as pessoas que a circulavam. Porém, com o estágio avançado da gravidez de Jayden James, mais uma vez o álbum foi engavetado e devido aos seus problemas pessoais cada vez mais crescentes, Britney deixou a idéia de lado temporariamente e retornou no final do ano escrevendo baladas reveladoras sobre o final de seu casamento como "Everyday" e "Let Go".
Apesar da fase difícil seguida em 2007, Britney parece ter feito as pazes com a Jive Records e conseguiu um acordo de meio termo com a produção de músicas extremamente inovadoras que culminaram no aclamado “Blackout” em que Spears assinou todo o projeto como Produtora Executiva.
Conclusão
Podemos concluir que o que seria o “Original Doll” acabou culminando no Blackout e vem se estendendo até os dias de hoje, com o “Femme Fatale”, onde Britney finalmente deu a produção a dois produtores “Luke e Martin” tendo então o álbum mais coerente de sua carreira!
O “Original Doll” também por muitas vezes é visto como um material em que a Britney sairia da cena mainstream e teria musicas cruas, como a demo de Mona Lisa ou varias outras que “vazaram” ao longo desses anos, o que de fato é uma inverdade, já que a produção do mesmo estava sendo direcionada a dupla sueca Bloodshy e Avant, ou seja, Britney definitivamente estava focada em um “novo som”, o eletropop, mas sem sair da musica pop que o que ela mesmo diz é “seu estilo preferido”.
E é isso, espero que o tópico tenha servido para clarear algumas coisas e que com isso vejam que a Britney não faz nada além do que AMA fazer e SE ela, há anos atrás enfrentou vetos de uma gravadora como a Jive Records para dissipar o eletropop contemporaneo, só mostrou a força e a autoridade que ela tem dentro da “casa” pois hoje, após vários anos ela é referência no estilo e justamente por isso tem um dos álbuns mais influentes da ultima década ganhando finalmente o respeito da crítica especializada.
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