Sweet Dreams

.

sábado, 24 de março de 2012

The Circus Starring: Britney Spears - Figurinos

De toda a carreira de Britney, a The Circus Starring: Britney Spears é a turnê que apresentou o maior número de figurinos distintos durante um único espetáculo: foram desenvolvidas cerca de 18 composições para 21 momentos do show.
Os gêmeos idênticos Dean e Dan Caten, da marca DSquared, foram os responsáveis pela confecção dos figurinos apresentados na turnê. Em entrevista, eles revelaram que o conceito era unir o tema circense com o sadomasoquismo, como se os dançarinos fossem os escravos sexuais de Britney, dando ainda um toque de anos 50 nas roupas.
A cantora participou da criação de cada figurino com suas sugestões, mas ela facilitou o processo deixando que eles definissem o que era mais adequado ao espetáculo. Apesar disso, Britney não parecia muito satisfeita em seguir a sugestão dos rapazes, e já no segundo show em março, ela iniciou uma série de modificações que só paravam quando a jornada de shows entrava em recesso.
Para se ter ideia, foram mais de 100 composições diferentes (com perucas, óculos, chapéus, sapatos e acessórios diversos) apresentadas nas performances, e nós tivemos que separar cada número para analisarmos as diferentes formas como a princesinha decidiu se apresentar nos shows
Durante a primeira fase da turnê, Britney realizou a intro do show — momento em que desce do teto da arena numa espécie de nave com dois arcos entrelaçados — usando uma jaqueta vermelha e azul com detalhes em dourado e um capacete de tigre repleto de penas.
Quando levou o espetáculo para a Europa, ela realizou pequenas mudanças, como o fato de trocar o capacete por um brilhoso chapéu de cowgirl, acompanhado de um óculos nada convencional com armação amarela, ou simplesmente entrar sem qualquer acessório na cabeça.
Após alguns shows, ela decidiu que a roupa de líder do picadeiro deveria ser retirada assim que sua nave pousasse, e assim o fez até decidir aposentar a jaqueta e surgir com um sobretudo preto com forro interno nas cores amarelo e verde.


Circus 
Por ser a primeira performance do show, Circus acompanhou as modificações da intro: a cantora começou a turnê com a jaqueta de líder do picadeiro e permaneceu com ela por um bom tempo, interferindo a composição com chapéus, óculos e cartolas.
Quando decidiu não usar mais a jaqueta, ela surgia com o top e mini-short das performances de Piece of Me e Radar.
Para não ficar tão repetitivo, ela pegou um figurino que usou no começo da turnê em Do Somethin' e I'm a Slave 4 U — uma colant dourado bem mais rígido, como uma armadura, que foi removido após um probleminha na parte inferior
Ainda não satisfeita, Spears surgiu na terceira fase da turnê com um figurino parecido com o vestido que usava em Ooh Ooh Baby, na cor da pele e com aplicação de cristais Swarovski, mas em forma de um justo e curto macaquinho. Após poucos shows, ela fez um pequeno ajuste para criar um decote na roupa. 

Piece of Me 
O figurino de Piece of Me era composto por um top preto, repleto de cristais no desenho dos seios e nas alças, um short preto e uma peça extra também na cor preta com zíper na barriga — o que o diferenciava da performance de Radar.
 Na Europa, a cantora chegou a usar luvas pretas e arrancar de vez a peça extra na barriga, além de substituir o short por um ainda mais curto, mas decidiu voltar ao primeiro modelo usado após algumas apresentações.
 As mudanças posteriores do figurino, como o colant dourado e o macaquinho, ocorreram automaticamente com a mudança em Circus, por pertencerem ao mesmo bloco do show.



Radar 
Última performance do primeiro bloco, teve as mesmas alterações do figurino de Piece of Me. Britney apenas variava entre usar ou não a meia arrastão até a altura do umbigo, no período em que ainda usava o short preto da composição inicial.


Ooh Ooh Baby 
Em Ooh Ooh Baby, Spears usou um vestido de manga comprida na cor da pele, extremamente brilhante, e permaneceu com ele em boa parte da turnê.
Para dar uma renovada, ela cortou as mangas e tingiu parte do vestido na cor rosa.



Hot As Ice 
O figurino de Hot As Ice apresentou em sua composição inicial um sutiã preto com detalhes em rosa e branco, uma calcinha preta e duas peças extras: uma na barriga, com as mesmas cores do sutiã, e rendas pretas e brancas, colocadas por cima da calcinha.
Já na Europa, Spears triplicou as aplicações de cristais Swarovski, além de deixar a roupa mais rosa na calcinha e no acessório da barriga.
Antes de encerrar os shows nos Estados Unidos, ela descartou a lingerie e estreou um figurino que lembra a roupa usada no vídeo de Sweet Dreams transmitido no telão: um top preto, calcinha e novamente um acessório na barriga.



Boys 
Na performance de Boys, Britney usou a mesma jaqueta militar na cor verde e com detalhes em dourado durante todos os shows — até o boné azul que ela usa enquanto requebra na frente do dançarino Chase Benz permaneceu idêntico.



If U Seek Amy  
Como pertence ao segundo bloco do show, o figurino de If U Seek Amy seguiu as mesmas alterações da roupa de Hot As Ice, com Britney usando apenas um casaquinho de plumas para diferenciá-lo.
Para também renovar o visual da performance, cantora alterou a cor do casaquinho por seis vezes. Ela surgiu no palco usando a peça nas cores rosa, laranja, verde claro, branco, azul e rosa claro.
Antes de encerrar os shows nos Estados Unidos, ela permaneceu com o casaquinho em seu estado original: rosa.


You Oughta Know 
A performance de You Oughta Know entrou de surpresa durante um dos shows da terceira fase, e com ela um figurino exclusivo foi adicionado.
Britney usou o top lilás de um de seus próprios biquínis, uma jaquetinha jeans sem mangas, um laço rosa no pescoço, óculos escuros, sapato de salto e uma calça preta super justa.
Para deixar a performance ainda mais quente, ela passou a tirar a jaqueta no final da apresentação, ficando só com o top.

Me Against The Music 
Britney entrou no clima indiano com um caprichado figurino que honrou as origens: um top dourado acompanhado de vários acessórios e jóias no pescoço e na cabeça, além de uma saia azul com detalhes também dourados.
Pouco tempo depois, a cantora realizou uma alteração que parece sutil se olharmos rapidamente: as cores e os detalhes permaneceram iguais, mas a saia foi trocada por uma calça bem larguinha e vazada, e até as jóias e o top foram substituídos.
Quando Britney iniciava a performance, ela surgia numa ponta do picadeiro central coberta por uma manta azul com detalhes dourados. Posteriormente, ela foi trocada por uma manta que apresentava as características inversas: era dourada e com detalhes em azul.



Everytime 
Sem tempo para trocar de roupa, Britney realizada a performance de Everytime com o mesmo figurino de Me Against The Music, acompanhando assim as mudanças que rolaram na roupa.
Na terceira fase da turnê, ela optou por usar algo especial durante o número, trocando a roupa indiana por um vestido verde claro.Ainda não satisfeita com a escolha, ela passou a usar um pretinho básico.


Freakshow 
Freakshow passou por constantes mudanças desde o primeiro show em New Orleans, começando com um brilhoso colant e acessórios na cor preta: chapéu, tassels acoplados aos mamilos, luvas, botas e calcinha.Pouco tempo depois, ela usou uma peruca preta no lugar do chapéu, e chegou até a substituir a bota por outra, do mesmo estilo, na cor bege.
Cansada da composição, Britney passou a tesoura no colant e ficou apenas com a parte inferior, acrescentando um velcro e removendo a calcinha preta. Ela adicionou também um top sem tassels e uma gravata lilás com a ponta presa justamente no velcro da parte inferior, além de colocar um laço da mesma cor no bumbum.
A partir daí, Spears mudava partes da composição conforme o seu gosto: um dia apareceu com um estilosa máscara preta, outro com tassels diferentes acopados nos mamilos, sempre intercalando entre puxar ou não a meia arrastão até a altura do umbigo.
Num show, ela decidiu trocar a gravata lilás por uma gravata borboleta rosa — e o mesmo aconteceu com o laço na parte traseira.
Enquanto estava na Europa, Britney teve a ideia de usar o vestido de Laura Edwards, uma de suas dançarinas no show. Todo preto, o curto vestido possuía uma capa nas costas e uma pequena calda na parte inferior.
Não demorou muito para que ela também mexesse no vestido da menina, removendo assim a capa que ficava caída em seus braços, e provavelmente atrapalhava na coreografia.
Quando retornou para os Estados Unidos, Spears voltou a usar o top brilhoso dos shows anteriores e um shortinho preto com detalhes brilhantes nas laterais. Um acessório extra na barriga com uma enorme calda também foi adicionado. A cantora ainda usou óculos escuros para sair da rotina.



Get Naked 
A performance de Get Naked, por ser na sequência de Freakshow, seguiu as mesmas modificações realizadas no figurino.
Na Europa, Spears usava um vestido preto com capa e calda, mas sempre arrancava a roupa e ficava apenas de top (branco ou vermelho) e short para conseguir realizar a puxada dança do número.
Quando modificou o figurino em sua última passagem pelos Estados Unidos, ela seguiu a linha “tirar a roupa” quando removia o acessório extra usado na barriga.



Mannequin 
Assim como You Oughta Know, Mannequin entrou de surpresa no repertório da turnê durante as apresentações na Europa, e com ela mais um figurino novíssimo.Por ser uma performance mais descontraída e urbana, a cantora usou jeans escuro da True Religion, uma camiseta amarela com a sua marca e o cap policial de Womanizer.
Depois de se apresentar em alguns países, ela decidiu tornar o figurino mais quente trocando a camiseta por um top estampado, que deixava a sua barriguinha totalmente de fora.
Mais uma vez alterando a composição, Spears passou a se apresentar com o top de Freakshow e Get Naked, até remover a performance de vez do show.


Breathe On Me
Foi mais uma das performances que apresentou mudanças gradativas ao longo dos shows. Na primeira apresentação, a cantora surgiu usando um colant na cor da pele repleta de tatuagens, que lembrava os velhos tempos de In The Zone, acompanhada apenas por tassels acoplados nos mamilos em forma de espiral, dois cintos pretos com detalhes brilhantes e uma calcinha preta.
Ao notar que o sapato que estava usando não segurava muito bem o tecido próximo aos pés, Spears passou a usar uma sandália de tirinhas, que ajudou bastante a tornar real a intenção da falsa pele com tatuagens.
Em alguns shows, a cantora usou também uma peruca preta, só para diversificar um pouco.
Como nos outros figurinos, ela passou a tesoura no colant e ficou apenas com as pernas e os braços cobertos pelo tecido de tatuagens. Sua equipe elaborou ainda um top especial, mantendo os tassels e a forma espiral do figurino original. Ela também continuou usando os dois cintos na barriga.
Após poucos shows, ela removeu as “luvas” e os cintos da barriga, deixando o clima ainda mais quente no palco.
Já na Europa, Britney apresentou um figurino diferente para a performance: um maiô brilhante com desenho na cor preta e um corte bem na barriga. Ela também usou chapéu em uma das apresentações.
Em mais uma de suas alterações, Britney cortou também as laterais do maiô, intercalando entre puxar ou não a meia arrastão na altura do umbigo — e que ficava ainda mais aparente com o novo corte


Touch Of My Hand
Apesar de Touch Of My Hand ter sido cortada em vários shows, Britney usou exatamente a mesma quantidade de variações na composição do figurino, com exceção do chapéu preto em Breathe On Me, que seria impossível usá-lo já que a cantora fica de cabeça para baixo durante o número.
O que diferenciava essa performance de Breathe On Me era a venda preta que Spears usava durante boa parte da apresentação.


Do Somethin'  
Um colant dourado, no estilo armadura, foi usado como figurino na performance de Do Somethin' durante boa parte dos shows pela América do Norte, até que um probleminha na parte inferior deixou a mostra as partes íntimas da cantora e foi removido do número.
A partir daí, Spears usou um maiô preto, bem mais simples, para evitar novos escândalos. Ela também brincou ao usar perucas preta e loira em algumas apresentações.Pouco tempo depois, Spears surgiu com um maiô preto repleto de brilhos dourados nos seios e genitália.
Após alguns shows, a cantora o substituiu por um colant preto totalmente cristalizado e com um corte na barriga.
De volta aos Estados Unidos, ela ressurgiu com o mesmo maiô preto da primeira fase, e que acabou usando também em Womanizer.


I'm a Slave 4 U 
I'm a Slave 4 U seguiu as modificações da performance de Do Somethin', já que as duas pertencem ao mesmo bloco.
Uma característica das performances eram as dezenas de óculos que ela usava durante as apresentações.


Toxic
Toxic foi a performance com o maior número de variações no figurino.
No primeiro show, Britney se apresentou com uma roupa preta composta por um estiloso sutiã, calça transparente de cintura alta, chapéu, cinto e sapato de salto.
Logo na segunda apresentação, ela iniciou as mudanças removendo o cinto e colocando uma blusinha listrada preto e branca por cima do sutiã.
Nos shows seguintes, Spears fez pequenas modificações, como o fato de usar peruca loira, puxar a meia calça na altura do umbigo e até usar o cap policial de Womanizer.
No final da primeira fase, ela removeu a calça e passou a usar uma calcinha preta, além de dobrar a blusinha para mostrar um pouco mais do antigo sutiã.
Já na Europa, ela usou um short de cintura alta no lugar da calcinha, além de óculos com armação amarela. Pouco tempo depois, Britney tingiu de rosa o top listrado e criou um decote, intercalando entre o short de cintura alta, calcinhas finíssimas e um short formado com uma parte da calça transparente do primeiro show.
De volta aos Estados Unidos, a cantora estreou mais uma roupa para a performance: ela resgatou o top transparente que usou no show promocional de 2008 no Good Morning America, colocando ainda uma calça vermelha justíssima, acompanhada agora de uma bota preta.
Não demorou muito para que ela também passasse a tesoura no top, que agora ficou sem mangas. Em um dos shows, Spears até se apresentou sem o top, desfilando apenas com o sutiã preto.
Para renovar mais uma vez o figurino, ela voltou a usar o top listrado rosa e o último short preto, colocando desta vez meias grossas até as coxas também na cor rosa.
 ...Baby One More Time
Em Baby One More Time, por ser apresentada logo após Toxic, teve as mesmas modificações no figurino da performance anterior.O que mais a diferenciou de Toxic foi o cabelo de Spears, que ela costumava soltar antes de começar o número — às vezes, o cabelo se soltava involuntariamente devido a coreografia.
Womanizer
A última performance do show, Womanizer, teve modificações suaves durante boate parte da turnê.
Nos primeiro shows, Britney se apresentou usando um uniforme de policial composto por blusão azul, short de cintura alta, botas, cap com o logo “B”, óculos escuros, gravata e algemas.
Para ficar mais sensual, Spears passou a se apresentar com o blusão aberto, mostrando parte de seu sutiã. Ela também brincou com chapéus e cartolas no lugar do cap, e em alguns shows até se apresentou sem qualquer peça na cabeça. A bota também foi trocada por um sapato de salto, o que valorizou ainda mais as belas pernas da cantora.Durante a despedida nos Estados Unidos, ela trocou o uniforme pelo mesmo maiô preto de Do Somethin' e I'm a Slave 4 U, mantendo a gravata. Num show, Britney usou também um boné vermelho no lugar do tradicional cap.

 Curiosidades

— A roupa mais díficil para Britney vestir durante uma troca de roupa no show era a de Me Against The Music. Além das jóias e o top repleto por acessórios, a calça era vazada e as assistentes tinham dificuldade para encaixar o pé da cantora.
— A equipe de guarda-roupa de Britney é composta por seis integrantes, sendo uma coordenadora geral, quatro assistentes e um estilista, que revisa as composições. Durante cada show, duas das assistentes acompanham cada troca de roupa: uma cuida dos tops e acessórios da cabeça, enquanto a outra se certifica das trocas de calças/shorts e sapatos/botas.
— Ao todo, são realizadas 10 trocas de roupas totais nos shows. Nas demais performances, a cantora retira algumas peças ou apenas coloca durante os números.
— Toxic e ...Baby One More Time foram as performances onde Britney mais realizou modificações no figurino, se apresentando com composições inusitadas e repletas de acessórios em cerca de 15 combinações distintas.
— A roupa de Boys foi a única da turnê que não sofreu alterações ao longo dos shows.
— Britney não descarta as roupas que não usa. As peças permanecem no guarda-roupa e a cantora volta a usá-las com uma combinação diferente de acessórios conforme a sua vontade.
— São usados 20 cases para guardar os 360 figurinos de Britney, dos dançarinos e da banda.
— Entre os acessórios que a cantora pode escolher em cada show estão colares, óculos, brincos, tornozeleiras, pulseiras, luvas, fitas, máscaras, pingentes, apitos, entre outros.
— Os primeiros figurinos de Hot As Ice e Freakshow foram encontrados pelos fãs numa loja virtual, como peças de fetiche. Já o segundo figurino de Hot As Ice foi inspirado numa lingerie da coleção Outono/Inverno 2009 da marca Bordelle.
— Todas as trocas de roupa são cronometradas. A de Hot As Ice, por exemplo, deve levar no máximo 15 segundos para ser concluída antes que o número comece. A média de tempo entre as trocas de roupa varia entre 15 e 45 segundos.
— Praticamente todas as roupas de Britney recebem a aplicação de cristais Swarovski. No total, foram colocados 100.000 cristais individualmente em cada figurino, e as assistentes ficam encerregadas de verificar cada parte das roupas em busca de cortes ou falhas nas aplicações.
— A camiseta amarela com a marca de Britney usada na performance de Mannequin é vendida na loja virtual da cantora.

Fonte: XB

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More